domingo, 11 de dezembro de 2011

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA

A recuperação paralela faz-se necessária porque é um dos mecanismos que oportunizam atender a diversidade de características e ritmos de aprendizagem dos educandos, levando em consideração o que os alunos sabem e o que ainda serão capazes de aprender, ver no saber e o não saber, momentos que dialogam na produção de novos e profundos conhecimentos.

OBJETIVOS
Garantir a todos os nossos alunos oportunidade de aprendizagem, redirecionando ações significativas e diversificadas de modo que as dificuldades diagnosticadas sejam superadas.
Oferecer atendimento individualizado, observando com mais detalhes as reais dificuldades de cada aluno.
Entusiasmar o corpo docente a desenvolver práticas pedagógicas atrativas, aproveitando diversos recursos e ambientes de aprendizagens para fomentar um trabalho de qualidade.
Encorajar os alunos ao redirecionamento de atitudes comportamentais que os impedem efetivamente de aprender.
Aproximar professor e aluno para a reconstrução de atitudes afetivas cotidianas.

ABRANGÊNCIA
Alunos com baixo desempenho.
INDICAÇÃO DO TRIMESTRE
1º, 2º e 3º trimestre.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Sugerimos a realização das aulas de maneira continua e processual no cotidiano letivo.

OFERTA
Reservar cerca de uma hora por dia da carga horária para dar atenção aos grupos que necessitam recuperar o ensino-aprendizagem.

AÇÕES
Conselho de classe;
Planejamento pedagógico;
Reunião junto às famílias de nossos alunos.

ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS UTILIZADAS
Identificar as dificuldades do aluno encaminhado à recuperação paralela e relacionar os conteúdos que serão trabalhados.
Organizar as turmas por série e nível de desempenho nas diferentes habilidades, os alunos com necessidades educacionais especiais, incluídos nesse processo.
Elaborar em conjunto com os professores as atividades utilizadas na recuperação paralela, bem como a organização dos livros, revistas, fotocópias e jogos pedagógicos.
Montar pasta portifólio para confrontar com o aluno o desenvolvimento de seu aprendizado, quando o aluno percebe, no concreto, a construção do conhecimento é estimulado a continuar aprendendo.
Trabalhar relações inter-pessoais, considerando levantamento feito com os professores, observamos que a maioria dos alunos indisciplinados, são os que têm notas abaixo da média desejada.
Explanar aos pais ou responsáveis a fundamental importância da família nesse contexto de aprendizagem.
Salientar a importância desse projeto, atribuindo responsabilidades, como por exemplo, a organização do aluno para que esteja na escola aos sábados.
Acompanhar as atividades desenvolvidas e providenciar reformulações quando necessárias.

RECURSOS HUMANOS NECESSÁRIOS
Extensão temporária de carga horária dos professores regentes de sala de aula e da equipe pedagógica envolvida neste projeto.

AVALIAÇÃO
Será acompanhado e registrado o desempenho de cada aluno no período desse projeto, bem como as atividades desenvolvidas como recursos pedagógicos reformuladas, se necessário.

REFERÊNCIAS
ESTEBAN, Maria Tereza. 1992. Não Saber/Ainda Não Saber/Já Saber: Pistas para a superação do fracasso.

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